A literatura é uma área de estudos que trata sobre representações de uma realidade. Essa realidade pode ser marcada por questões jurídicas, pois a literatura também exerce uma função social de imprimir e trazer reflexões sobre a realidade existente nos mais diversos tempos e contextos.
A literatura que tenha como pano de fundo questões de direito, pode servir como uma forma bastante didática e inovadora de apreensão de um saber jurídico. Por esse motivo, o Advogado Francisco de Assis e Silva recomenda a leitura de 3 livros para estudantes de direito.
Você quer saber quais são? Siga a leitura.
- O Sol é para todos
Autora: Harper Lee
De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva, esse livro escrito pela escritora Harper Lee é um dos mais aclamados e lidos por estudantes de direito. O livro conta a história de um advogado que decide defender um homem negro, acusado de estuprar uma mulher branca nos EUA na década de 30. Neste livro a visão infantilizada da narradora contrasta com o cenário duro e sombrio de racismo e preconceito em que se encontrava os EUA.
- O processo
Autor: Franz Kafka
Um clássico da literatura mundial, este livro é altamente recomendado para estudantes de direito e advogados, sobretudo aqueles que têm interesse pelo direito penal. O livro conta a história de uma pessoa que é processada sem saber a razão. O advogado explica que este clássico aborda o absurdo de uma pessoa ser processada sem quaisquer razões. Em sua obra, Kafka mostra a injustiça e a negação de direitos.
- Crime e Castigo
Autor: Fiódor Dostoiévski
Neste outro clássico da literatura mundial, a culpa é tema central. Francisco de Assis e Silva comenta que o livro conta a história de um jovem que comete um crime e é tomada pelo remorso e o medo da punição. É um dos melhores livros de todos os tempos quando o assunto é a área legal.
O que esses livros podem ensinar sobre o direito?
Os três livros trabalham com noções importantes para o exercício do direito. Segundo o advogado, os livros mencionados abordam questões civis, processuais e questões de psicologia jurídica e até filosofia. Esses temas são essenciais para jovens estudantes de direitos. Você curte conteúdos como esse? Continue acompanhando para ler mais.